quarta-feira, 6 de maio de 2015

Consulta com endocrinologista e nutricionista

Nos dias 24 e 27 de abril fiz consultas com as profissionais que estão me ajudando, então vou tentar descrever aqui os pontos que me ajudaram a encarar esses próximos 60 dias, que é quando será as próximas consultas.

Endocrinologista

Como houve uma estacionada no peso logo tomei uma bronca da doutora, alias foram dois meses sem perda de peso, mesmo com as melhorias no condicionamento. Então bronca aceita e merecida.

Apontamentos

O importante é a média das calorias e no final ter um saldo negativo do que se come com o que se gasta.
Com isso entra a famosa compensação. Exagerou no almoço, já compensa no jantar, exagerou em um dia, já compensa no outro. Tinha dúvidas sobre essa tal compensação, então foi liberada, sempre com equilíbrio.
Outra coisa que pode ajudar na compensação são os substitutos de refeição. A doutora me passou duas marcas e cheguei a pesquisar, tem mousse de chocolate, omelete, shake. Pela pesquisa que fiz os saches está por pouco mais de 10 reais. Por enquanto não vou usar, mas quem sabe mais pra frente. A dica foi ótima.
A atividade física não pode ser usada como motivo para dar aquela escorregada. O exemplo que a doutora deu foi, não adianta caminhar duas horas e parar para comer aquele BIG hamburguer da lanchonete de trash food. As duas horas só irão ser lembradas pelas dores, pois as calorias foram zeradas. Lógico que este exemplo cabe para milhares de outras situações.

Conclusão da consulta

Em primeiro lugar sai satisfeito com as dúvidas e esclarecimentos. Em segundo lugar também sai com uma ótima sensação de ter erros para corrigir e novos cuidados para tomar. Em terceiro vou encarar a atividade física como um auxílio e não como uma muleta para possíveis desvios alimentares. Em quarto e último a doutora disse que visitou este espaço e adorou as pessoas se ajudando e comentando as suas experiências, ela só não conseguiu comentar e eu não pude ajudar, pois também não sei o motivo. Quem souber me ajude que falo pra ela na próxima consulta.

Nutricionista

Conheci uma das nutricionistas que cuida das pessoas que se preparam para ir para cirurgia ou querem tratar a obesidade. Ela me deu os parabéns pelo avanço, mas claro que ela estava pegando o caso agora, então não anula a bronca da doutora. Fizemos alguns ajustes na dieta, antes estava com uma margem de 2200 calorias por dia, reduziu para 1800, sendo que costumo comer 1600, mas sempre me dava a liberdade para chegar aos 2200. 

Apontamentos

Tenho aquelas balanças de cozinha, então sei quantas gramas de cada coisa que como, a orientação da nutricionista é para eu me acostumar com as medidas em colheres que ela me passou, pois não fico preso a balança e quando for fazer refeições fora não perderei o controle. Sugestão aceita.
Outra coisa que ela orientou era focar na reeducação e deixar as contagem de calorias de lado, o mais importante é aprender a comer. Vou seguir por parte, no começo vou controlar as calorias e gradativamente vou deixando de controlar com a aprendizagem e consciência do que posso ou quanto posso comer.
Ela comentou sobre a importância da proteína e de alguns elementos como o arroz e feijão na alimentação e também orientou tomar leite, o semidesnatado ou desnatado, pois confesso que o integral não rola, principalmente por um desconforto que sempre dá, alguns chamam de gases. A nutricionista diz que esses gases é gerado pela gordura do leite por isso a troca ajuda e muito, ainda não testei, mas testarei. 

Conclusão da consulta

É bacana poder conversar com os profissionais que estão te ajudando, parecem seres humanos e não só acumuladores de consulta, sai dessa consulta que o sentimento de ter sido ajudado também. Diferente de um tempo atrás que saia mais desamparado do que quando entrei nos consultórios. Acho que estou em boas mãos, agora o resto é comigo e ninguém mais.

5 comentários:

  1. É super importante contar com bons profissionais, pois sempre temos muitas dúvidas durante o processo de emagrecimento!
    Como vc disse, está em boas mãos!!! Agora é correr atrás dos resultados!!!
    Bjs! =)

    ResponderExcluir
  2. Às vezes, cometemos pequenos erros e achamos que eles não produzem grandes efeitos. Mas errar nesses casos é uma espécie de pequenas empresas, grandes negócios. Ou seja, pequenos erros, grandes desastres, rs..
    Quando temos um metabolismo que se acumulou com gordura, a coisa fica difícil. Mas que bom vc ter ótimos profissionais para te orientar e te ajudar.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi Atílio, que coisa boa estar se sentindo amparado com as consultas. E melhor ainda é dividir com a gente, assim podemos refletir sobre o que estamos fazendo também!
    Quanto ao comentário, as vezes o blogger trava mesmo, e é importante ter uma conta do google+ pra poder comentar. Só tenha certeza que a pessoa clicou em cima da palavra "comentários" pra aparecer essa caixa de texto onde a gente escreve...
    Eu sou péssima com leite, e também não faço uso de outras substituições de comida. O máximo que eu como de diferente é iogurte. Lanches e "compensadores" pra quando como demais é o tal do Wrap light ou integral... o famoso rap10... como com presunto, queijo e muita salada pra aliviar a fome do jantar, e mantenho a baixa caloria...

    Boa semana pra você!
    Boa sorte nas mudanças!

    ResponderExcluir
  4. Oi Atilio estou torcendo por vc viu! Parabéns pela força de vontade! A Andrea já explicou aí em cima sobre o comentário. Tem uma opção anônimo tb pede pra doutora testar. Mas só vai conseguir se na sua configuração vc tiver liberado esse tipo de comentário.
    ;*

    ResponderExcluir
  5. Atilio que maravilho que tu conseguistes encontrar profissionais dedicados e dispostos a lutar junto contigo. Essa é a melhor coisa que tem!

    Beijos
    Poli

    ResponderExcluir