segunda-feira, 11 de maio de 2015

Semana 19 | Será que já é hábito?

No começo era uma necessidade de perder peso, mas não era uma vontade. Depois era uma forma de melhorar a forma física, mas ainda com o fantasma da falta de vontade rondando. Mas pra frente inventei os pequenos desafios para estimular e também combater a falta de vontade. Nas últimas semanas tenho percebido, que com vontade ou sem eu vou, andando pouco ou muito eu vou, acumulando quilômetros ou não eu vou. Será que estou criando o hábito de caminhar?
Está foi a pergunta que fiz e refiz ultimamente. E percebi, com conversas, que tenho usado, mesmo que sem saber, esta minha batalha para perda de peso como mudança de atitudes para a vida também. Analisando atitudes que tenho que ter no cotidiano, buscando coisas que tem de ser hábitos para uma vida saudável, para o corpo, mente, carreira e vida social.
Sei que não estou nem na metade do caminho, mas assumi há um tempo atrás que preciso de ajuda e aos poucos fui entrando em contato com esta necessidade. Não sei o caminho que vou seguir nos próximos passos, mas sei que será sempre em frente.
O artigo, que a Raquel do blog Cottage Regressiva postou hoje, tem muito haver com estas mudanças e as conversas que tive para refletir sobre este assunto, como ainda não conclui as minhas reflexões, apenas compartilho as minhas interrogações. Mas obrigado a todos que de uma forma ou de outra contribuiu com algo a mais nesta caminhada.

5 comentários:

  1. Oi Atilio gostei muiiiito do seu comentário lá no blog! ;)
    Sempre que puder passarei aqui para compartilhar e nos ajudarmos ok?! Parabéns pela sua caminhada, muita coisa ainda irá acontecer mas é como vc disse: seguindo para frente !!! Isso é o que importa!
    ; )

    ResponderExcluir
  2. ATÍLIOOOOOOOOOOOOOO, ATIVIDADE FÍSICA VIRA VICIO. COMEÇA NA CAMINHADA, PELO MENOS EU FUI ASSIM. E QUE TUDOOOOOOOOOOOOOOO, QUE VC ESTA INDO PARA A RUA. ISSO É ÓTIMO,
    UM ABRAÇO. E CADE AS FOTOS.

    ResponderExcluir
  3. Atílio, excelente reflexão. Sou amante de esportes desde criança e meu problema com o peso surgiu por conta de uma disfunção metabólica. Entretanto, esses - bons - hábitos fazem parte de uma série de mudanças que começam pela mente. É a nossa cabeça que modela nosso corpo. Quer um corpo melhor, mais saudável e bonito? Comece pela mente.

    Amo caminhar. Vou e volto pro trabalho caminhando (ainda vou pra casa almoçar e volto de novo ao trabalho). Cada ida ou volta dá cerca de 1.360m e eu faço isso cerca de 3, 4 vezes ao dia. E 3x/semana eu corro. E amo correr. Não para emagrecer, mas para seguir em frente, refrescar a mente. Amo a sensação pós-corrida, onde a endorfina relaxa o meu corpo. Ano passado foram mais de 500k corridos e esse ano devo estar na casa dos 300k. Não, não é loucura sua: seu corpo está pedindo mais e mais caminhadas porque isso te faz bem.

    Quer um desafio? Se prepare para uma corrida de 5k no final do ano. Eu fiz isso (lááááá no início do meu blog eu falo toda a trajetória), hoje já tenho mais de 10 medalhas nos 10k e estou me preparando para a minha primeira meia maratona. Corro às 5h da manhã. Corro na chuva, no sol. Corro na rua, na areia. Corro ladeira acima e ladeira abaixo. Estou com dor de cabeça? Eu corro. Estou estressada? Eu corro. Quero chorar? Eu corro.

    O mais importante é a sua sensação, é como seu corpo reage aos estímulos que você dá. Se ele quer mais, dê mais. Mas, claro, sempre com moderação e, se possível, orientação de um profissional. Os efeitos são incríveis.

    No mais, boa sorte em sua trajetória. =)

    ResponderExcluir
  4. É Atilio, eu sempre me perguntei se já estava com novos hábitos instalados em mim lá em 2013. Hoje notei que tenho muito o que trabalhar para voltar aos hábitos mais saudáveis.

    Uma coisa que aprendi nesse processo/caminhada de emagrecimento é que tudo vai mudando. Corpo, mente, atitudes, posturas. Tudo! E só para melhor :)

    Vamos aprendendo que uma vida melhor vai muito além do que pensamos no princípio.

    Vou lá visitar a Rachel para ler o artigo ;)

    Beijos
    Polia

    ResponderExcluir