quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Presentes de agosto

Já falei aqui que tenho algumas orquídeas em casa. Acho que também já falei que as batizo conforme recebo delas o presente de suas flores. Já postei aqui a Paloma e a história de seu nome. Este mês tive a honra de receber o presente de duas delas:

Marilhia


A primeira dela recebeu o nome de Marilhia. Nesse dia eu recebi a visita de uma grande amiga e ao caminhar no quintal para molhar as plantas vi o primeiro botão de flor aberto. 

O crescimento da haste floral e dos botões de flores foram rápidos, posso dizer que recebi o presente já completo. A alegria foi tão grande, pois esta orquídea estava fraquinha. Eu a tinha colocado na árvore, mas ela não estava bem, então passei para um vaso de barro e ali ela se recuperou totalmente. Então a alegria foi dupla naquele dia, receber a visita de uma grande amiga e ver uma das minhas orquídeas dando flores sem nem me avisar. 
Suas flores pequenas e delicadas foram embora tão rápidas quanto apareceram, mas registrei a sua passagem pelo meu quintal para guardar em minhas memórias, ainda mais recebendo o nome de uma amiga de grande estima.

Lana Cheirosa

 A Lana Cheirosa já foi diferente, a haste floral nasceu a mais de um mês e os seus botões fora crescendo aos poucos. Aumentando assim a expectativa de como seria essa flor. 
Esta orquídea eu sei o nome, muitas delas eu não sei, pois sou iniciante nesta arte de cuidar de orquídeas. O nome da espécie é phalaenopsis, umas das mais bonitas também conhecida como orquídeas das secretárias. 
A Lana cheirosa foi presente de um casal de amigos que ganhou ela com flor, mas ao perder a flor não foi para frente, ganhei duas orquídeas deles, mas uma já estava sem folhas e não consegui salvar.
O nome Lana Cheirosa foi simplesmente pelo motivo da primeira flor abrir no dia em que eu estava dando banho da Lana, então batismo realizado.  
 Ainda tenho mais duas para florescer que estou no aguardo. E as duas já estão na segunda florada em minhas mãos. Uma se chama Vó Lena, pois quando ela deu a primeira flor eu tinha acabado de ganhar de presente da avó do meu sobrinho, então ainda tinha as mãos dela sobre aquele florescimento, e a segunda se chama Costinha, que é o nome da Florista que tem um canal no youtube falando sobre jardinagem e muitas orquídeas. Foi com ela que aprendi quase tudo nos cuidados destas belezuras, quem quiser assistir é só procurar por Carol Costa no youtube. Assim que elas florescerem posto notícias aqui.
Por enquanto chega de histórias de batismos, flores e loucuras deste ser que escreve aqui. Abraços e até a próxima.



8 comentários:

  1. Achei o maximo sua sensibilidade e sua atencao com as flores e conosco. Eu adoro flores, faço um curso de Ikebana, tecnica japonesa de arranjo floral que se baseia no sentimento. Utiliza-se de flores naturais, quando a "tiramos" do quintal por exemplo, pedirmos permissao a grande natureza.

    Eh uma tecnica de amor. Com as flores e respeito tbm.

    Mesmo as orquideas demorando para abrirem, acho lindas como elas duram.

    Adorei conhecer Lana cheirosa e Marilha!! Obrigada por nos apresentar 2 de suas meninas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane obrigado pelas palavras. Você disse tudo, é amor e respeito também.

      Excluir
  2. Que legal Atílio! Admiro muito a sensibilidade das pessoas em relação às plantas... são seres vivos e dignos de nossa atenção e amor. Também as cultivo e gostaria de ter mais tempo para a arte de cultivar... Por enquanto tenho lírios no meu jardim que quando me dão a alegria de florescer, também as registro para que fiquem eternizadas na minha memória. Feliz Dia! Abração!

    ResponderExcluir
  3. Que coisa linda!!! Muito lindas suas flores!
    :***

    ResponderExcluir
  4. kkkk Atílio primeira vez que vejo alguém batizar flores,gostei, minha filha ama flor que salvar o dia dela é só dá uma florzinha,ela simplesmente ama e toda vez que vejo uma lembro dela.

    ResponderExcluir
  5. Adoro flores e gosto mais ainda de quem gosta delas!
    São lindas! :)

    ResponderExcluir
  6. Adorei os batismos! Eu sou uma negação pra cuidar de flores... tenho uma roseira que ganhei do marido de vaso e ela tá viva, mas esse ano não floresceu, outra eu ganhei da vizinha e tá cada dia mais murcha, não sei o que fazer! kkkk Eu até tento... mas é dificil!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Minha mãe tinha o dom, tudo que cultivava florescia. Eu não tenho esse dom, vou ter de renovar minhas energias por completo para cuidar das plantas como ela cuidava. Apenas as suculentas e o pé de babosa é que estão firmes e fortes até agora...rs.

    Amei o nome de batismo e a história delas.Admiro esse cuidado e amor. Algo que não descobri em mim, parabéns.

    ResponderExcluir