quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Aumentando ritmo e diminuindo a fala.

Aumentando o ritmo

Ontem aumentei o ritmo da minha caminhada e também aumentei a distância. Caminhadas durante a semana eu fazia no máximo 3,5km, com medo da minha companheira não aguentar muito. Bem ontem pelo jeito ela gostou, pois além de aumentar a distância em 6,4km aumentei o ritmo, e por incrível que pareça quando eu dava uma segurada no ritmo, ela acelerava, então quase que mantive o mesmo ritmo durante todo o percurso. No final, apesar de ser só uma pequena mudança, me senti feliz, entusiasmado, me senti assim:

Diminuindo a fala

Mas sabe quando você quer partilhar com as pessoas próximas, quer falar sem parar, quer pular, gritar e dizer que conseguiu. Então você bate com a realidade. Essa conquista é só sua, quem está próximo não está ligando muito, não quer saber quantos passos você deu e muito menos a dor que passou para chegar. Então entendi mais uma vez que é meu desafio, é minha doença, é meu problema. Eles não estão errados de não darem importância, eles não estão errados de não querer ouvir mais uma vez sobre uma barreira ultrapassada. Foi quando percebi que no final da escadaria você grita com você mesmo, felicita você mesmo, pois foi só um passo. Mas quando chegar no objetivo final ai poderemos receber os louros da vitória, mesmo que passageiro ou artificial, receberemos de braços aberto e grato.
Só que não precisarei chegar ao fim, não estou só nesta caminhada, eu tenho um grupo agora, pessoas com questões parecidas, objetivos parecidos e que passaram ou passarão por isso também, então estou aqui partilhando a vitória e o sentimento. Parece que estou fazendo parte deste grupo que busca apoio das pessoas que nem mesmo conhece direito, mas vão se aproximando para trocar experiências e dar força uns aos outros. Não sei se sou blogueiro, mas entrei neste grupo.
E vamos enfrentar as escadarias, alias subi uma escadaria em ritmo muito acelerado e não por acaso o vídeo acima representou os meus sentimentos de vitória.
Valeu galera por estarem comigo em mais essa vitória.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Brincando no parque e na balança

Domingo no parque

Este fim de semana fechou bacaninha. Caminhada no parque. Dessa vez não foi solitária, uma amiga de longa data arriscou dar uns passinhos, por isso fui no horário diferente que das outras vezes, percebi outro público do que o pessoal que vai logo cedo dar a sua caminhada. 
Fiquei feliz por ver o parque sendo ocupado, estava cheio, muita gente ocupando o que é o para o nosso desfrute. Isto é muito importante nesses dias de medo, nos trancar em casa é um caminho pior. Levem suas crianças para correr, brincar e até se machucar no parque. Dar vida a cidade a dar vida a si mesmo.
Contabilizando a caminhada
A caminhada dessa vez foi maior, uma volta no parque dá cerca de 5km e no total andei mais ou menos 11km. 
Uma dorzinha aqui, outra dorzinha ali, mas nada comparado com as dores do começo. Evoluindo a forma física. 

"Ludicando" a balança

Outra coisa bacana que tem me dado alegria é a brincadeira com a balança, eu divido em centena, dezena e unidade. Sonho em eliminar a centena, traço objetivos com as dezenas e aos poucos vou eliminando as unidades. E o bacana que está acontecendo é que durante a semana o peso oscila muito, por volta de dois quilos, vai, volta, se esconde e reaparece. E o bacana dessa brincadeira lúdica é dar adeus definitivo as unidades, faz tempo que não vejo o seis, o sete eu nem me lembro mais, o oito quem é o oito mesmo? E nessa vai indo, hoje de manhã me apareceu o zero, sei que é uma visita rápida, mas já vou pegando intimidade com ele, mas é uma relação passageira. A ciranda agora está com um, dois e três. Na expectativa da deposição da dezena 4. E assim vou deixando a turmina dos números para trás.

sábado, 24 de janeiro de 2015

Semana 4

Esta semana começou com a palestra sobre tratamento da obesidade. Parece que agora terei um acompanhamento sério e uma real ajuda na luta contra essa doença.
Meio que sem querer fui encaminhado para o centro de qualidade de vida do plano de saúde para consultar uma nutricionista. A consulta foi bacana mais a surpresa foi depois ter recebido uma ligação de uma outra nutricionista me informando sobre o centro e a formação de grupos para encaminhamentos para cirurgias e tratamento da obesidade. O melhor de tudo é que passarei com os médicos necessários para acompanhar e apoiar nessa batalha.
Na quarta-feira desta semana já recebi uma ligação para marcar o endocrino. Parece que este endocrino, não vou chamar de charlatão, enganador ou estelionatário, algumas "qualidades" dos últimos profissionais que me consultei. Na palestra de segunda-feira ficou claro que realmente tem profissionais nesta especialidade que não sabe a gravidade, a complexidade e a importância de tratar tal doença. Eles sempre com suas receitas previamente impressa, seus conceitos previamente prescritos, seus consultórios caçadores de consulta e seus consultórios estilo fast-food com consultas de no máximo cinco minutos nunca ajudaram realmente. Nos casos de violência obstétrica a frase que é sempre repetida nas matérias de denúncia é "na hora de fazer não chorou" parece que esse tipo de especialista fala a seguinte frase em seu submundo "na hora de comer não chorou". Bom parece que este submundo deixarei para trás, pelo menos esta é minha esperança.
Durante a semana parecia que o peso entraria em estagnação, não estava preocupado, pois na semana anterior a queda foi quase de três quilos, mas nos últimos três dias da semana o corpo respondeu bem e uma pequena queda aconteceu e espero que seja mais uma queda ao precipício da eliminação.
A atividade física também continua regular e gratificante, subidas sem muito cansaço, caminhadas um pouco mais aceleradas e vontade de aumentar os percursos das caminhadas. Sinto uma tonificação dos músculos e menos fadiga no dia-a-dia. Devagar vou avançando.
Com isso fecharei a semana com uma caminhada longa com minha cachorra e começarei a semana seguinte com caminhada no parque para distribuir e receber bom dia.
Obrigado a todos pela força e palavras de incentivo que tenho recebido por aqui. Faz muita diferença.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Um artigo impactante

Um artigo impactante e ao mesmo tempo tão próximo de quem trava a luta contra a balança.
De forma honesta e sem julgamentos este artigo traz relatos e momentos da vida de uma pessoa que luta contra a obesidade morbida como muitos de nós e as fotos mostram detalhes de sua vida que quem passa e olha uma pessoa com essa doença não imagina e nem se quer se preocupa.
Vale a pena ler, refletir e ganhar forças para ter um destino diferente ao do personagem retratado.
Série fotográfica mostra o lado da obesidade que pouca gente vê.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Mudança de hábito?

Hoje rolou aqueles dias de pensamentos variados, em sua maioria não tão legais. Mas prestei atenção no que ingeri e no final do dia peguei minha cadela e fui cumprir a atividade física do dia.
Tá bom! Tá bom! Eu confesso que a Lana, minha cachorra, ficou me encarando e quando eu perguntava o que ela queria ela olhava para rua e não teve jeito. Caminhei. Ao voltar para casa e aos pensamentos fixei nesta ideia. Se mesmo um pouco triste fui caminhar talvez eu tenha dado mais um passo para que a atividade física se transforme em hábito.
Tenho contado a quantas semanas eu tenho me exercitado diariamente com no máximo uma folga por semana e não vejo a hora de não contar mais e sim registrar só quando eu fizer uma atividade nova.
Bem eu ainda não me sinto preparado para enfrentar uma academia e nem sei se quero isso, mas se for necessário passarei por esta barreira também.
Então o que tenho feito é:
  • Caminhada com minha companheira canina
  • Caminhada no parque
  • Dançado com vídeos
    • Vídeos do Just dance
    • Zumba
  • Aulas de Body Combat
    • Vídeos reais
    • Vídeos do Just Dance
  • Tenho cuidado da minha hortinha (apesar de um dos médicos ter debochado e falado que não era atividade física, mas agora eu posso contar, pois não é só e apenas isso que faço)
Vídeo referência para o post
(cuidado este vídeo pode causar arrepios se você estiver passando por momentos de mudança de hábitos)


Tenham um dia feliz!!!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Palestra para tratamento da obesidade.

Está intenso essa brincadeira de cuidar do peso de maneira certa. Hoje fui a uma palestra para o tratamento dessa doença crônica que aos poucos nos consome sem piedade. Bem foi bacana, algumas confirmações sobre os meus novos pensamentos e outras novas informações sobre tal situação do se cuidar. 
Eu fui lá proposto a ouvir e foi isso que fiz. Ouvi, refleti e tive a certeza que quero lutar contra a necessidade de fazer a cirurgia bariátrica. Aceitarei e buscarei toda ajuda e auxílio médico, buscarei melhorar minha cabeça e meu corpo, buscarei a sanidade de um corpo são. 
O bom foi ver que a pressão que sentia não é só minha, é pressão de uma sociedade vazia que se fecha em padrões enfiado garganta abaixo todos os dias. Mas isto não muda a necessidade de estar bem, eu principalmente preciso estar em sintonia com coisas que já estavam fora do meu alcance. Então decidi abrir a janela, "dar um rolê lá fora", sorri para quem não sorri pra mim. 

Pontos fortalecidos na minha caminhada:

  • Não é o que come e sim quanto come.
  • A batalha é sua, não culpe os outros ou queira compartilhar as dificuldades com a terceira pessoa.
  • A batalha pode ser só sua, mas toda ajuda e incentivo é necessário e gratificante.
  • Obesidade é uma doença crônica então a luta está apenas no primeiro round.
  • Eles vão te olhar, não tem jeito, mas ao se enxergar não se importará com o julgamento da capa, sabendo que as letras que formam o poema de sua vida é mais belo e profundo que a superficialidade de um julgamento oco.
  • Converse mais contigo, separe um tempo pra você, se o espelho te machuca entenda a dor e vamos lá.

Bem acho que foi isso.

Este post foi escrito ao som de 5 a seco
Deixa estar

Felicidades tem que ser curtida a cada passo dado, seja para qual destino for.

sábado, 17 de janeiro de 2015

Semana 3 (Caminhada no parque e a troca do bom dia)

A semana terminou com uma caminhada de 9km ou mais. A ideia era um picnic com algumas pessoas da família, então pensei e executei da seguinte forma. Acordei mais cedo e fui antes ao parque caminhar. Uma volta completa no parque dá 5km. Foi ótimo, pois já tinha dado aquela volta no parque e a sensação no final era de precisar parar, descansar ou ir direto para o hospital e ontem os 5km foi só o começo e não o fim da aventura do dia.
Uma coisa que tinha gostado na caminhada no parque era a energia das pessoas que acordavam cedinho para caminhar no parque, cada bom dia era incentivo para continuar. Mas no começo da caminhada achei que tinha um publico diferente, eu olhava para as pessoas que passavam por mim e percebia aquele olhar de medição, talvez julgamento não sei, mas olhando dos pés a cabeça e sem um bom dia, nem um balançar de cabeça. Cheguei a conclusão que por ser uma sexta-feira o público do parque seria diferente do pessoal de fim de semana, que foi os dias que tinham sido minhas experiências anteriores. Então eu decidi ser o distribuidor do bom dia que esperava receber como das outras vezes. Conforme foi evoluindo a caminhada, a troca foi se equilibrando e recebi os meus bom dias tanto quanto dei bom dia. No final o saldo foi positivo e recompensador por ver senhores passando por mim num ritmo forte de corrida e sorrindo com a alegria de uma criança. Entendi também que ali era um lugar público e que tinha pessoas de todos os tipos, então recebi as coisas boas e as coisas que pareciam ruins, só pareciam e mais nada.
Com a brincadeira no parque o meu número de quilômetros em janeiro chega a impressionante marca de 30km, não era meta, mas é uma demonstração de que as coisas estão andando e andando muito. E a balança deu uma boa resposta registrando hoje 143 quilos, próximo da virada da dezena e também ultrapassando a marca do -10.
Tenham uma boa semana.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Cansado e recompensado

Ontem optei por fazer exercícios em casa e como o nome do blog diz era dia de procurar ritmo e perder peso. Então fiz uma playlist para dançar, depois conto como funciona esta minha opção de playlist, perto do final fui me sentindo cansado, tinha como objetivo terminar a playlist mas faltava ainda umas dez musicas e eu estava super cansado, não aguentava mais levantar o braço. Resolvi parar ao invés de fazer de qualquer forma. Mas para minha surpresa e felicidade foi que nas soma das musicas que tinha dançado já havia passado 50 minutos. Lembrei que mais ou menos um ano atrás tentei dançar um musica de cinco minutos, eram apenas cinco minutos e cansei antes do fim da musica. É uma pequena conquista perto da batalha completa, mais uma grande vitória em saber que o cansaço do corpo está sendo depois de muito gasto de energia. Fiquei realmente feliz com isso. 

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

App ajudando a emagrecer!!!!

O primeiro passo que dei nesta caminhada foi quando achei, meio que sem querer um aplicativo que ajudava na dieta, fiquei curioso e baixei. Nos primeiros dias de uso percebi que comia muita porcaria, pois o aplicativo me ajudava a registrar tudo que comia. Com isso você começa a tomar consciência do que come e a quantidade do que come. Com o aplicativo eu defini que minha dieta teria como base verduras e legumes, pois poderia comer em maior quantidade com menos calorias. Então comidas extremamente caloricas era retirada do prato e substituída por montanhas de alface, cenoura, beterraba, jiló e toda essa turma. O nome do aplicativo é Tecnonutri, de fácil uso e de grande valor para minha dieta. Tem muitos outros por ai, mas este é o que uso hoje.
O segundo aplicativo que tem me ajudado nesta caminhada é o de caminhadas. Tinha ele instalado no celular mas a média não passava de 2km por mês, quase não usava, quase não andava. Neste mês de Janeiro já bati os 20km de caminhada, para alguns pode parecer pouco, para um sedentário é quase a quebra de um recorde. Sem contar que ele ainda solta umas frases de incentivo, que querendo ou não faz a diferença para continuar sempre. O aplicativo de caminhada que uso é o Runtastic
Estes dois tem sido meus aliados, para controle e persistência.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Primeira fase vencida?

Uma das coisas mais difíceis de quando eu tentava fazer uma dieta, reeducação ou qualquer coisa para emagrecer era vencer a barreira do "todos querem me engordar". 
Sabe aquela decisão que você toma e diz "agora vai ser pra valer" e no segundo dia parece que está naquele filme Toy Story, mas o que ganha vida são as guloseimas que você quer evitar de qualquer forma. 
Quando não é você que prepara a sua própria comida fica difícil não acontecer isso, pois quem vai preparar a comida tem a própria vida, o próprio estado de espírito, o próprio humor ou mal humor. Então, quando você está empolgado e morrendo de fome e se deparar com aquela lasanha congelada na janta, ou aquele bolinho frito na imersão de óleo não ache que existe uma conspiração contra você, somente deve ser a hora de repensar a estratégia desta difícil batalha. 
O pior é quando os doces, chocolates e derivados do açúcar começam a brotar da prateleiras, gavetas e de todo canto possível. Só deve ser isso, eles estavam ali ai a decisão foi tomada e eles pipocam em sua direção sem dó e nem piedade. Eles são cruéis pode ter certeza que sim, mas também deve servir para fortalecer o seu propósito, temos que usar o "inimigo" para ficarmos mais fortes.
Bem, uma das coisas que percebi é que não importa que você ajoelhe-se, implore, derrame lágrimas para que as pessoas do seu convívio te ajude, essa fase é uma luta solitária e cruel. Mas a notícia boa é que assim que passado está maldita fase parece, apenas parece, que fica bem mais fácil manter a luta a favor da reeducação alimentar.
Um dos pontos é que você tem que está preparado para preparar sua refeição a qualquer hora. A refeição não é o que você esperava? Refaça-a. O chocolate sorriu pra você, sorria de volta e diga não quero e pegue uma fruta. 
No começo é triste, mas depois o sentimento é de ser o Balboa vencendo a escadaria.
Próximo round vamos lá.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Semana 2

Nesta semana o que vem de positivo foi o passo dado para fora do grupo de sedentários. Sei que ainda é cedo para falar em sair, mas é bacana ver o corpo reagindo e mostrando-se mais forte e mais disposto.
Na balança o peso continua indo embora, devagar, mas vai sem saber o caminho de volta.
Com o tempo percebo também que aquela necessidade de ter um prato cheio, um Pico do Jaraguá praticamente, vem diminuindo. Acho que isso é uma fator importantíssimo.
Fechei a semana com atividade todos os dias, caminhada curta, longa e exercícios em casa.
Vamos ver até onde vai.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Primeiros passos de uma longa caminhada

Ontem foi quebrado a barreira dos 10km na caminhada. A melhor notícia foi que a única coisa ruim foi uma bolha no pé, mas por causa da chuva que caiu ontem em São Paulo do que qualquer outra coisa. Mas fiquei feliz por não ter sentido muitas dores.
Aos poucos vou ganhando mais confiança e fortalecendo a ideia de manter essa busca por muito mais tempo até o objetivo final.
Fortalecendo a cabeça e recebendo respostas positivas do próprio corpo vou entrando no clima de que cada passo é um recompensa.
Ontem acho que ganhei uma companheira humana para caminhadas, não sei ainda, mas acho que isto ajuda também.
Lógico que minha companheira canina também está junto comigo sempre.
Foi muito bom, está sendo muito bom e será muito bom.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Dando um chega pra lá no sedentarismo.

Na última semana consegui algo bom para um sedentário. Atividade física quase todos os dias da semana. Senti melhoras na disposição e também uma boa resposta na balança. Passeios com a minha companheira, apresentarei ela futuramente, exercícios em casa e também cuidando de uma horta que tenho no fundo do quintal. Estou empolgado. Espero continuar assim por muito tempo. Está semana já tenho agendada duas idas ao parque para caminhar. Vamos ver os resultados semana que vem. Um passo importante.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Tem alguém ai!!!!

Mesmo estando fora de moda vamos lá.
A partir de hoje faço deste espaço um diário de bordo, aonde deixarei todo meu tecido adiposo, medos e vitórias desta batalha de perder, e não achar peso.
Bem, vou tentar aliar a reeducação alimentar com exercícios, dentre eles a dança, por isso o nome Procurando Ritmo, Perdendo Peso.
Tudo bem, tudo bem, não precisa dizer que já viu isto em algum lugar. Não estou aqui pra ser original, estou aqui para perder peso e ganhar saúde e outras coisas mais.
Cheguei a pesar 167 quilos, foi o limite que dei a mais ou menos 8 meses atrás. Fiz a tal dieta de corte de carboidratos, em dois meses foi embora vinte quilos e também o meu humor e paciência. Parei com o corte por saber que o tempo muito longo desta dieta poderia trazer problemas. Mesmo tendo muito material defendendo a permanência na dieta.
Bem com o tempo o peso foi voltando e confesso que o humor não voltou muito. Mas talvez não fosse só por causa da dieta. A vida é "loka"tio.
Com 154 quilos retomei a dieta, mas agora sendo uma reeducação alimentar e não milagres da internet.
Fui ao endocrino, exames de sangue legal, sem diabete, sem problemas na tireoide, sem colesterol alto. Ponto positivo.
Fui também ao vascular, problemas de circulação na perna, meia de compressão é o novo item do vestuário. Sinal de alerta.
Tive que ir no ortopedista bursite confirmada, recomendação principal emagrecimento e também fisioterapia.
Psiquiatria também foi recomendado, desafio proposto pelo médico durante um mês ver se o peso continua em redução, caso contrário remédio. Mas remédio só em último caso mesmo. Por último e o mais importante, o acompanhamento de uma nutricionista, tabela de alimentos, recomendações de não tirar os carboidratos, dieta prescrita de 2200 kcal.
Então vamos lá, vamos ver aonde vou chegar ou quanto irei deixar de pesar.
Hoje estou com 146,4 quilos. A meta é deixar de ser sedentário, ainda estou começando, mas nesta última semana já rolou exercícios quatro  vezes na semana.
A cada sexta feira colocarei o meu avanço, frustrações, vitórias e alegrias.
Por enquanto é isso. Vou escrevendo aqui e relendo enquanto este espaço não é iluminado por presenças humanas.