domingo, 29 de novembro de 2015

Respirar gente

Fui ao Rio de Janeiro, precisava respirar gente, ver pessoas que gosto, colocar projetos em ação, tranquilizar a mente, entrar no ritmo das pessoas que me receberam.
Bem consegui alcançar todos os objetivos da viagem e até superá-los. Fiz parte de conversas, fiz parte de momentos, conversei com minha vó até o sono chegar, brinquei com os priminhos até minha energia acabar, pois as deles não tem fim, abracei meus tios, vivi em família.
Para voltar a bagagem veio lotada, não de coisas físicas, mas sim de lições que precisavam viver sem a pressa de partir, sem o desespero do futuro. Estava ali, tudo era ali. Só pensei em partir quando não tinha mais jeito.
Com isso pude apreciar cada refeição feita pela minha vó, cada abraço dado em um novo dia, cada causo novo contado, cada atrapalhada que gerou gargalhada, cada vontade de querer viver mais aquilo, lições que veio das abelhas, das plantas, da natureza.
Eu volto novo, eu volto leve, eu volto e aos poucos aprendo mais.
A certeza que tive, é que não preciso ter certeza de nada, não preciso definir nada e que tenho a necessidade urgente de RESPIRAR GENTE!!!!!
E tudo isso tem muito haver com perder peso e qualidade de vida, por incrível que pareça.


segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Registrando o Finde 14 e 15 de novembro

 Sábado

Café da manhã
Já prevendo o almoço comecei o dia com goiaba e uva.

Lanche da manhã
Um copo de uva integral 

Almoço
Feijoada, comi viu, tava bom!!! 

Café da tarde
Uma banana e uma goiaba 

Jantar
Um pouco da feijoada que sobrou, só que agora com sopa de legumes para compensar. Um copinho de vinho para relaxar.


Ceia
Rolou alguns pães de mel, aquele que vendem em pacote e café com leite


Domingo

Café da manhã 
Não rolou, acordei tarde, fique esperando para ver a luta da Ronda, valeu a pena.

Almoço
O famoso arroz, feijão e bife, com abobrinha representando o verde e uma farofinha. De sobremesa rolou sorvete feito por mim. Somente fruta, banana e manga, ficou show.

 Lanche da tarde
Goiaba e torrada com requijão ligth

 Jantar
Dois pedaços de pão integral com manteiga, quentinho saído do forno. Eita delícia, também feito por mim. A Lana gostou, ainda preciso acertar a receita, mas ficou bacana.

 Autoavaliação:
Apesar de ter rolado uma feijoada no sábado, dei uma segurada no restante do dia. E no domingo foi de leve também. Daqui a pouco vou precisar estender o projeto da Amanda para o dia da semana que as vezes rola escorregadas muito maiores sem a câmera registrando. 

Aqueles dias...

Sabe aqueles dias em que você acorda meio assim?
Aqueles dias que você levanta e parece que...
Acho que todo mundo já passou por isso, não?
Mas muitas vezes deixamos passar.

Sim, estou falando daqueles dias em que o sol é mais agradável;
Que o céu é mais azul;
Que todos os seus planos são alcançáveis;
E que tudo está a distância de uma só ação.

Sim, a ação do fazer acontecer.
Então você levanta e espanta a vontade de voltar para cama;
E ao tomar café a TV te oferece um programa inspirador;
A confirmação de que alguns dos seus caminhos estão certo;
Que tem gente seguindo eles e sorrindo;
Tem gente fazendo parecido e se descobrindo simplesmente feliz.

Então o que fazer com um dia desses?
Deixar passar?
Achar que é uma emoção passageira?
Ou fazer que este dia vire uma semana, um mês ou uma vida?
Vou tentar.
Vou tentar sim.
Vou tentar uma semana.
Transformar em um mês.
E em seguida que seja seguida essa vida.


quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Compartilhando histórias e recebendo belas repostas.

Ainda sobre o efeito da superação que foi fazer parte de uma corrida, recebi um texto que traduziu um pouco o meu sentimento ao ver que o meu ritmo não era tão ruim e que não era proibido querer estar ali. Eu li o texto que a Milena do Saudável Now!!! me mandou e fiquei muito feliz, primeiro por ter recebido o texto, que segundo ela foi lido logo depois que leu o meu e não teve como não associar as duas histórias e que também se viu no texto como sendo ela a superar as barreiras e segundo por ver ali todas as barreiras que já me fez hesitar e até retroceder em muitos casos. Nos podemos superar sim, "bora" focar nas nossas necessidades e seguir em frente.
O texto se chama "Atenção com os gordinhos na corrida". Vale muito a pena ler.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

A corrida do ser andante!

Pessoal não tirei fotos, mas tentei transcrever na história a seguir o que se passou nesta minha pequena experiência. Fiz também um vídeo, com antes e depois da corrida, confesso que fiquei com vergonha de gravar enquanto corria, quem sabe na próxima eu supere isso e faça um vídeo maior com toda a história, gravei também trechos com a cãopanheira, que foi com quem compartilhei esta minha pequena vitória. Espero que gostem, pois eu gostei e muito desta experiência.

A dia da corrida


São 4:15 da manhã. É o dia da corrida. Levantei tomei um café reforçado, fiquei pensando um pouco na vida e imaginando como seria este tal evento, com isso o tempo passou e já estava na hora de tomar banho e sair. Tudo calculado, visto e revisto no dia anterior. Saio 5:30 e pego o ônibus das 6:00 que vai me deixar perto do Parque Ecológico. Antes coloco as coisas dentro da mochila, frutas, água, uma toalha, uma blusa, vai que está frio na volta, e também a camiseta que ganhei para "não"usar na corrida. Camiseta G, para quem compra roupa em lojas especiais, um tempo atrás isto seria um ótimo motivo para não ir, para desistir, para me esconder. Conferi com uma amiga que já é experiente nesses eventos e ela confirmou que não era obrigatório, mas levei a camiseta, mesmo não usando.
Até ai tudo correndo bem. Pego um ônibus e desço dois pontos depois do terminal perto de casa, para esperar o segundo ônibus que me deixaria próximo do parque. Ansiedade, nada do ônibus aparecer, planejei pegar o ônibus das 6:00 olho para o relógio e ainda é 5:47, está dentro do planejado. O ônibus aparece as 6:05 com tempo de sobra para chegar ao evento.
No ônibus duas pessoas com as camisetas da corrida. No dia anterior eu tinha visto como chegar no ponto indicado na inscrição, mas o pessoal desceu um ponto antes e eu já pensando desço ou não desço. Não desci, fui para o ponto que estava no site, e advinha? Não tinha ninguém. Ai usei o positivismo, pelo menos já vou me aquecendo para a largada. Olho o relógio e são 6:40, tenho tempo, daqui a pouco acho uma camisa azul e é só seguir. Dito e feito, achei um grupo, fiquei tranquilo e "bora" seguir o pessoal. Daqui a pouco aparece um mar de camisas azuis, estou próximo do evento, rola aquela empolgação das pessoas e eu solitário fico na minha, sempre seguindo.
Eu me posiciono próximo da largada, faço um aquecimento de leve e espero o sinal. O pessoal começa a se movimentar e vamos lá! Passei pela largada correndo e bora que vou correr esses 5k, só que não, depois de um tempo correndo vi que a brincadeira é séria, algumas pessoas já começam a caminhar, eu ainda concentrado nos meus passos. Entramos em uma trilha em meio as árvores, parecia um túnel, mata fechada dos dois lados. Nesta altura já estou caminhando, não conseguia controlar a respiração, naquela altura eu pensava que tinha percorrido pelo menos 1k. Esto foi o meu lado otimista pensando, depois de uns 5 minutos de caminhada chega a placa de 1k. Dei uma risada interna, pensando que o meu super treino correndo na sala seria o suficiente. Mas não me deixei desanimar, a confiança que me fez acreditar que conseguiria correr os 5k me serviu de motivação e o não conseguir correr nem 1k serviu para ver que tenho muito para melhorar e o melhor é ver que posso melhorar e muito.

Acelerei meu passo, dei uns trotes e fui evoluindo. A segunda placa demorou para chegar, mas a terceira e a quarta nem tanto, lógico que isso no tempo relativo da nossa mente. Terminei a prova em 53 minutos. Inteiro e feliz ao ultrapassar a linha de chegada.
Vi mães levando seus filhos, famílias inteiras correndo juntas, senhores e senhoras experientes e com muito gás, namorados incentivando um ao outro. Vi também quati e capivara, estava ali conectado com a natureza em busca de uma melhora na qualidade de vida.
No final peguei a minha medalha, mas o prêmio já estava em minhas mãos, sim todas as barreiras que tive que ultrapassar para chegar ali, todos os pensamentos que me inferiorizava para não estar ali, o senso de ridículo maximizado demais por ouvir quem não tem nada haver com a minha vida muito menos com as minhas escolhas, estava satisfeito com mais um primeiro passo, com mais uma etapa vencida, com mais uma coisa feita pela primeira vez em nome da saúde. Superei alguns traumas estabelecidos por ouvir demais, seja outras pessoas ou meus próprios pensamentos destrutivos.
Sei que tenho que treinar muito, pois agora o desafio é correr pelo menos 1k sem parar, depois 2k, depois 3k e assim por diante. Aos poucos chego lá no 5k, no 10k, na São Silvestre!!!!!

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Primeira corrida



Está chegando o dia da corrida. Treinando e confiante que aguentarei os 5km da corrida, já estou desafiando-me a completar os 5km correndo, mesmo que seja trotando, lógico que sempre prestando atenção no limite do meu corpo. Mas estou me sentindo bem e a primeira corrida será só para confirmar que eu preciso e posso ir além. Vou com calma e a cada passo será um grande prêmio. Vou feliz por estar dando um grande passo para uma vida melhor.
Dia 08 chegará ao final dos 5km um ser que vai acreditar ainda mais no amanhã.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Registrando o finde 31/10 e 01/11 de 2015

Bora registrar o fim de semana para o projeto da Amanda.

Sábado

Café da Manhã
Comecei bem hein!!!! Goiaba e Uva.

Almoço e Janta
Sim o cardápio se repetiu. Feijão e bife, com a tentativa de molho com tomate, ovo e leite. Ficou gostoso mesmo que a aparência não tenha acompanhado o sabor.

Café da tarde
Mexerica de leve e sanduíche de pão integral com queijo e mortadela.

Domingo

Café da manhã e almoço
Dois sanduíches de pão integral com queijo e mortadela e leite com cacau em cada refeição, rolou preguiça para cozinhar.

Café da tarde
Rolinho de queijo com mortadela, olha a cara da Lana fingindo que não quer. Mais uma goiaba.

 Janta
Sopa de legumes com feijão e ovo. Ficou bom.

Lana petiscando
Olha a Lana ai, era só fingimento. Ela não abre mão da sua parte, mas só quer coisa boa viu.


Autoavaliação:
Aumentei o número deste fim de semana e fiz a sopa de legumes que vai me acompanhar nas refeições noturnas. Aos poucos tento equilibrar.