segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Palestra para tratamento da obesidade.

Está intenso essa brincadeira de cuidar do peso de maneira certa. Hoje fui a uma palestra para o tratamento dessa doença crônica que aos poucos nos consome sem piedade. Bem foi bacana, algumas confirmações sobre os meus novos pensamentos e outras novas informações sobre tal situação do se cuidar. 
Eu fui lá proposto a ouvir e foi isso que fiz. Ouvi, refleti e tive a certeza que quero lutar contra a necessidade de fazer a cirurgia bariátrica. Aceitarei e buscarei toda ajuda e auxílio médico, buscarei melhorar minha cabeça e meu corpo, buscarei a sanidade de um corpo são. 
O bom foi ver que a pressão que sentia não é só minha, é pressão de uma sociedade vazia que se fecha em padrões enfiado garganta abaixo todos os dias. Mas isto não muda a necessidade de estar bem, eu principalmente preciso estar em sintonia com coisas que já estavam fora do meu alcance. Então decidi abrir a janela, "dar um rolê lá fora", sorri para quem não sorri pra mim. 

Pontos fortalecidos na minha caminhada:

  • Não é o que come e sim quanto come.
  • A batalha é sua, não culpe os outros ou queira compartilhar as dificuldades com a terceira pessoa.
  • A batalha pode ser só sua, mas toda ajuda e incentivo é necessário e gratificante.
  • Obesidade é uma doença crônica então a luta está apenas no primeiro round.
  • Eles vão te olhar, não tem jeito, mas ao se enxergar não se importará com o julgamento da capa, sabendo que as letras que formam o poema de sua vida é mais belo e profundo que a superficialidade de um julgamento oco.
  • Converse mais contigo, separe um tempo pra você, se o espelho te machuca entenda a dor e vamos lá.

Bem acho que foi isso.

Este post foi escrito ao som de 5 a seco
Deixa estar

Felicidades tem que ser curtida a cada passo dado, seja para qual destino for.

6 comentários:

  1. Olá querido tudo bem???
    Então a minha prima fez essa cirurgia e hoje está magrela, e deu super certo, mas as vezes eu penso se é necessário mesmo passar por todo o processo..enfim....é de pessoa para pessoa.

    E não é o que come e sim a quantidade isso é verdade eu aprendi a comer e me ajudou muito no meu emagrecimento.....a gente pode comer de tudo mas com moderação.

    Beijos;)
    * Blog da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Pâm. É a minha reflexão também, vou esgotar as minhas possibilidades deixar para último caso mesmo.
      Uma barra de alface e uma folha de chocolate por favor.

      Excluir
  2. Gostei de suas conclusões. Eu recebi indicação para bariátrica, mas eu tenho mais medo da cirurgia que qualquer outra coisa, então creio que isso veio em meu favor, rs...
    Parabéns pelas decisões, estou na torcida!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Denny, vamos em frente. Bacana encontrar coisas que é compartilhado por outros, pelo menos não nos sentimos só nesta batalha.

      Excluir
  3. Também tenho medo de cirurgias. Qualquer uma. Tô foraaaaaaaaaaaa! hahaaha medo mesmo. Eu acho válido você esgotar as possibilidades primeiro. Até porque, tem toda uma complicação de carência de vitaminas pra quem faz a cirurgia depois, né... Tenta sim. Você consegue. (Eu sempre acho que se EU consegui, qualquer um consegue, porque eu era a pior pessoa pra ter força de vontade... Ainda duvido um pouco, mas se já perdi 35kgs até aqui, devo seguir em frente, nesse caminho.)

    E, sim, comer com moderação é um dos pontos! Porque tudo implica nas calorias que não vão ser gastas. Não sei no teu caso, mas eu não faço muita atividade física... pra que ingerir tantas calorias se não tô precisando delas pra atividade nenhuma? Né?

    Gostando muito do blog! Música bacana, também :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei se tenho medo da cirurgia em si, mas tenho medo de todas as limitações posteriores e a questão de trocar uma doença por outra.
      É uma batalha diária essa questão da força de vontade, estou indo para minha terceira semana de atividade física diária, mas antes o sedentarismo era o meu lugar, até para cuidar da minha pequena, pequena mesmo, horta eu sofria muito.
      Valeu e obrigado por trocar comigo.

      Excluir