quarta-feira, 4 de março de 2015

Jogar futebol, uma questão de honra.

Sei que o público que segue este blog é em sua maioria de mulheres, peço licença a vocês, pois entrarei no tema futebol, mesmo sabendo que a maioria não gosta ou não suportam ouvir falar disso. Mas prometo que a leitura vai valer a pena. Essa história foi vivida por mim e fala um pouco desse cara que estou reencontrando depois de algum tempo, um cara que tinha uma força de vontade gigantesca e superava barreiras enormes. Esse cara foi se perdendo neste mundo, mas acho que aos poucos estou retomando contato com ele e sabe de uma coisa, estou gostando. Vou compartilhar como forma de exercício, espero que gostem.

Questão de Honra

Quando criança eu era sempre o último a ser escolhido para o time de futebol, eu era ruim, mas nunca era o pior, sempre tinha um ou outro pior que eu, mas era batata eu seria o último escolhido ou seria o "próximo". Sempre fui gordinho, não me abatia muito com isso, sentava e esperava minha vez.
Na escola sempre me perguntavam se eu agarra no gol fixo, sempre dizia que não e era deixado de lado. Até um dia que resolvi dizer que agarraria. Não fui muito bem, mas insisti, pois tinha vaga garantida e era melhor jogar no gol que não jogar. Um certo dia, a aula de educação física estava cheia, tinham três ou quatro turmas juntas. Naquele dia entendo que foi uma mudança nos olhares sobre aquele "gordinho que agarrava no gol". As turmas eram misturadas e tinha turmas da quinta, sexta e sétima série, nessa idade a diferença de força é muito grande quando se tem um ou dois anos a mais e eu era da quinta série. Naquele dia eu lembro até hoje, foram vários jogos e eu sai de quadra sem tomar nenhum gol. Tinha um cara, o nome dele era Paulinho, ele tinha uma patada atômica, sempre fazia muitos gols e não era bom entrar na frente dele quando chutava. Mas naquele dia foi diferente, foram várias tentativas, um chute mais forte que o outro e eu estava lá defendendo todos. Lembro como se fosse hoje, no final do último jogo que já tinha acabado ele gritou "segura essa então gordinho"e deu um chute fortíssimo no ângulo, como se fosse em câmera lenta, lembro de ter dado uma ponte, aquelas que o Ronaldo, goleiro do Corinthians dava, e tirei a bola do gol. Os amigos dele tiraram sarro e pela primeira vez me sentia parte daquela coisa de educação física. Pois na época eu achava sortudo quem tinha atestado médico para não passar por tudo aquilo.
Com isso percebi que tinha uma arma em minhas mãos. Na rua a molecada fazia a seleção para jogar os chamados "contra", que consistia em formar um time com os melhores da rua para jogar contra os times de outras ruas. Adivinha que não era nem cogitado para isso. Era uma coisa que tinha vontade, mas nunca pensei em ser chamado, mas a fama da escola chegou na rua e recebi o tal convite. Fiz charme, disse que não era tão bom, mas por dentro pulava de alegria e gritava como louco. Com o tempo eu era peça fundamental do time, não podia faltar. Sempre voltava desses jogos com a parte de trás das perna sangrando, pois jogávamos no asfalto, era raro jogar em quadra e dar ponte e carrinho era e ainda é uma delícia, fazer igual aos jogadores da TV para mim era uma vitória a mais, era literalmente dar sangue pelo time. Lembro quando não podia mais jogar pelo time, por causa de trabalho e os meus amigos me imploravam para jogar e lembrava de quanto eu queria aquilo, deixar de ser ignorado e fazer parte de algo normal, tanto que demorei para deixar de jogar.
Depois de um tempo, já grande, me deparei novamente com está coisa de selecionar os melhores e eu ser deixado de lado. Fazia um curso técnico, e o pessoal organizou um campeonato, e na sala montou-se o time, não fui consultado, tinha uma amizade legal com a galera, não fiquei chateado, pois ali eu já não era um gordinho somente, estava beirando os 110 quilos então a visão sobre meu estado físico parecia ter que ser essa, mas não engoli essa história. Lembro que os rejeitados até tentaram montar um time, mas não deu muito certo, pois por incrível que pareça eu era o melhor do time, mas jogava no gol.
Na época eu fazia dois cursos, então arquitetei um plano. Marquei um contra e levei a turma da minha outra escola para jogar. O time que me rejeitou era bem melhor, entrosado e tinha dois caras que jogavam muito. Naquele dia não sai sem tomar gols, mas os caras demoraram pelo menos uns quinze minutos para fazer um gol, ai depois a diferença entre os times se fez maior, mas ali já tinha fechado o meu plano, conquistado o respeito e provado para aqueles caras que mesmo sendo gordo não seria fácil me derrubar. Acho que conquistei de vez o respeito deles quando fui buscar uma bola que quase entrou no gol, mas eu dei um mergulho e a tirei batendo a cabeça na trave, mas salvando o gol. Bem no fim do jogo fui convidado para ser o goleiro do time e no final dessa história fui premiado com uma camiseta de goleiro dada de presente por todos do time, com o meu nome.
Tenho essa camiseta guardada até hoje, ficou meio apertada, mas terei o prazer de usar ela quando eu for retomar as partidas de futebol, um dos meus objetivos ao perder peso. Pois com o peso que estava, não dava para arriscar. E esse dia está chegando, está bem próximo.
Gordinhos em educação física, sei como é.

20 comentários:

  1. Eu gosto de futebol! Tenho dois sobrinhos que jogam e sempre que posso vou assisti-los jogar.
    Um deles, inclusive, é goleiro! E dos bons!
    Deu pra perceber que o esporte foi importante pra vc e, em breve, vc estará jogando de novo e usando sua camiseta de goleiro!!!
    Estou na torcida, viu! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que sim Ionara, vai me ajudar muito. Obrigado pela torcida.

      Excluir
  2. Então Atílio, super te entendo. Eu também era a última a ser escolhida, mas no caso eu era muito ruim no vôlei, hahaha... Mais tarde entrei pra uma escolinha de vôlei e melhorei muito, até entrei para o time da escola, mas foi difícil tirar o estigma de gordinha pereba, rs...

    Parabéns pela evolução, estou te acompanhando pela fita métrica ali em cima! Tentei adicionar seu blog ao meu leitor de feeds, mas ele não anexa de jeito nenhum! #chateada

    Beeeeijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de volei e também jogava, alias jogava basquete, taco vamos dizer qualquer esporte coletivo que rolava na rua. No volei de hoje tenho uma preferida torço muito por ela, é a Suelen libero do Sesi, depois da uma procuradinha e veja se tem algo parecido com as nossas histórias.
      Eu não manjo muito dessas coisas de feeds, eu teria que configurar alguma coisa?
      Beijo e obrigado pela presença. Alias está cada vez mais intima dos vídeos, parabéns.

      Excluir
  3. Fala aí, Atílio. Meus parabéns pelos seus avanços. É muito legal isso de provar que você pode, principalmente quando as pessoas duvidam da sua capacidade. E não dá nem para imaginar a autoconfiança que você reuniu para ir jogar futebol com a galera que tinha te rejeitado! Parabéns pela coragem em dar a cara à tapa e se desafiar.

    Obrigado pela excelente história

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero reunir estas forças para essa batalha de hoje.

      Excluir
    2. Espero reunir estas forças para essa batalha de hoje.

      Excluir
  4. Este vídeo é muito engraçado mas é nossa realidade kkkk, já passei por isso no time de vôlei cheguei em casa chorando meu pai quase me bateu me comprou uma bola e falou você quer jogar, eu chorando falei quero mas não sei, não consigo ele então você vai treinar até conseguir kkkk, nunca treinei tanto fui dormir com os pulsos roxos e inchados mas na próxima aula eu era a melhor e dali pra frente minha vida mudou eu passei a ser a primeira escolhida....
    Minha meta para este ano é começar a correr.
    Quanto ao seu objetivo de jogar futebol tenho certeza que conseguira, mas cuidado com as comemorações....Cervejinha rsrs etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem bebo muito Jenni, alias com a reeducação reduzi mais ainda a bebida.
      Sobre o volei, como falei para Denni eu também jogava, assim como vários outros esportes, lógico sempre na rua. Mas no volei tenho minha preferida, a libero do Sesi, Suelen, procure a história dela, faz parte do nosso time dos quem tem que lutar o dobro.

      Excluir
  5. Muito legal o texto Atílio. Sabe que comigo era assim também. Joguei futsal na escola até o colegial. Depois larguei de mão. Sempre ficava na zaga. Mas as pessoas não botavam muita fé porque nunca fui uma corredora, e muito baixinha pra ficar no gol. Mas apesar da falta de "habilidade" uma coisa eu sabia fazer bem. Roubar a bola e chutar pra longe. E foi assim nas duas escolas que estudei. Ninguém me queria, alguém se machucava, eu pedia pra entrar na zaga e virava titular, porque as bolas dificilmente chegavam perto do gol com a minha defesa. Não é corpo, é força de vontade. Quando queremos somos capazes de superar nossos limites. Se tentarmos sempre tem um jeito de chegar lá!

    Abraço querido...

    PS: Aqui até assisto os jogos da Champions League... Marido adora! E eu não acho ruim não. Me atenho a diferentes detalhes, como esses dias pra traz notei o quanto o cara corria balançando os braços e a cabeça de uma forma engraçada. Meu marido fala que assistir jogo comigo e meu comentários é uma alegria a parte! kkkk

    ResponderExcluir
  6. Atílio. Sua história, ou parte dela é parecida com a de meu esposo. Só que ele nunca foi de praticar esportes. E quando tentava, éra ruim em tudo. Depois que ficou gordo, pesando 110 kg, a galera do trabalho, resolveu dar uma chance a ele, em chamar para jogar bola, mas o convite foi por mera educação. Se é que me entende. Ele foi para o gol. No inicio foi difícil para ele, pois o peso dificulta muito. E ele sempre foi zuado pelos amigos. Com isso, ele decidiu a emagrecer, continuou no futebol (goleiro). Toda semana ele joga, aos poucos, grama após gramas, começou a emagrecer. Em um processo demorado, iniciou a caminhada, pedalada no bairro. Hoje ele esta com 95 quilos. Mas partiu dos sarrinhos dos amigos.
    Sobre você, tenho certeza que você irá voltar a jogar bola e melhor ainda. Mantenha o foco e determinação.
    Vamos todos amigos do blogger, daqui 1 ANO, VER COMO ESTAREMOS, para isso precisamos sempre dando a maior força.
    Atilio torço muito ti. Vamos pensar na qualidade de vida e saúde. Pensa em postando o antes e depois aqui. Olha que máximo!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero muito que voltando a fazer algumas atividades que eu gostava vai ajudar a acelerar o meu processo. Gostei da ideia, daqui um ano como estaremos?

      Excluir
  7. Que texto delicioso, Atilio. Muito boa a leitura. Viajei juntinho contigo pro tempo do colégio. Nem lembrava, mas eu também fui goleira, um tempo curto, nessas aulas de educação física. Ahhh, como eu detestava! Mas, de qualquer forma, era melhor estar ali que num canto, sem jogar, por também ser a última escolhida ou nem isso. Triste essa vida de ser o último escolhido - sempre. E o vídeo do gordinho correndo? Gente... outra viagem no passado, memórias do mesmo ano - que, pra mim, era 6ª ou 7ª série. Sem contar a cara VERMELHA que eu ficava nessas ocasiões hahaha.

    Tô aqui torcendo por você! Tua história é muito bacana! Fiquei curiosa com tua idade, agora. Será que somos de idade próxima?

    Beijo, amigo! Te cuida. Você chega lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou de 79. Que bom que apareceu por aqui. Sempre passo em seu cantinho para ver se tem folhas brotando por lá. Volte sempre. Não deixe as folhas secarem.

      Excluir
    2. Sou de 79. Que bom que apareceu por aqui. Sempre passo em seu cantinho para ver se tem folhas brotando por lá. Volte sempre. Não deixe as folhas secarem.

      Excluir
  8. bom.. peço licença pra me manifestar como mulher.. (no quesito futebol quase mulher..rs)..
    Quando se trata de futebol meu amigo.. (no quesito comer pimenta tbém..entre outros..kkkkkk) sou mai machu ki mto homi..kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    ADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORO...rs
    e ainda abuso... grito.. xingo... e tomo uma cerveja... (uma? oi?)
    E é o que temos..rs..
    bjoks
    sucesso

    ResponderExcluir
  9. KKKKKK, é isso ai Carla, você então deve ser a pessoa mais divertida nos jogos. Nas pimentas estamos juntos também, gosto muito.

    ResponderExcluir
  10. Aproveitava as aulas de educação física para fazer os exercícios de física...rsrs.Também nunca fui escolhida, amava jogar vôlei, mas além de gorda e era bem ruinzinha. Teve uma hora que desencanei....e assim termina minha vida de esportista no ensino fundamental e médio.

    Daqui um ano quero estar bem zen e com as coxas firmes....kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Vi seu post dizendo que entrou na camisa e comemoro contigo amigo! Que vc possa agora usá-la novamente em uma partida e defenda muitos gols como o do Paulinho !
    :***

    ResponderExcluir