quinta-feira, 9 de julho de 2015

Fornada de legumes

Antes de assar
Pessoal a fornada de legumes nasceu como uma alternativa nos almoços aqui em casa, meu irmão é vegano, então minha mãe fez uma vez e entrou para uma opção sempre viável nos almoços. Sem contar que quando é feito aqui em casa eu sempre dispenso arroz e feijão e caio matando nos legumes. Fica muito, mais muito bom, lógico que para quem gosta de legumes.
Vamos lá. A receita é simples bem simples. Abra a geladeira e veja o que tem de legumes, a fornada aceita tudo, já rolou até com folhas. Em uma forma ou refratário coloque os legumes, nós colocamos cada legume em um espaço, para que na hora de servir as pessoas podem escolher quais legumes pegar, só no caso de alhos e cebolas que rola uma pequena distribuição pela questão do sabor.
Depois de assar
Feito isso é colocado azeite sobre os legumes, sal, pimenta e as ervas que gostam de calor, usamos aqui alecrim e tomilho do fundo do quintal e orégano que ainda não temos no quintal, para dar um caldinho é colocado também um pouco de molho de soja sempre dosando com a quantidade de sal colocado antes.
Feito isso é só cobrir a forma com papel alumínio e mais ou menos quarenta minutos de forno, na verdade minha mãe deu este número mas o que vale mesmo é ver se os legumes chegaram ao ponto de cozimento. Ai é só escolher os legumes fazer os pratos e comer sem culpa. Como vocês viram a receita na verdade é um improviso que ficou muito bom, então não tem muitas regras o que tem é uma opção saudável e muito gostosa. Uma ótima opção para nos ajudar no controle de peso, pois um prato cheio de legumes nunca pesará na consciência e nem na balança.
Espero que eu tenha conseguido mostrar e passar a ideia desta belíssima opção de alimentação. E fiquem livres para adaptar e degustar. Abraços.

9 comentários:

  1. Que coisa linda e saudável. Irei fazer um dia com certeza =)
    ;**

    ResponderExcluir
  2. Prato bonito, Tiago. Deu água na boca. Gosto muito de todos os legumes, sem exceção. E esse "tempero" do prato deve ficar show. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  3. Humm, to com cenoura e batata aqui em casa, to pensando em comprar um brócolis e couve-flor e mandar pro forno! Deve ficar realmente muito bom xD
    Até que enfim a receita \o_

    ResponderExcluir
  4. Oi Atílio, achei boa a receita, pois tem certos legumes aí na bandeja que eu não sabia que dava para fazer no forno. Vou tentar. Apenas tem que tomar cuidado com esse azeite, pois apesar de ser gordura boa, indo ao fogo vira gordura saturada de qualquer forma... Eu estou com medo de exames de colesterol, então, estou virando a chata da gordura nos pratos... Rs bjão e força aí

    ResponderExcluir
  5. Ótima dica, Tiago!

    Sem mistérios e super prático, adorei :)

    Beijos
    Poli

    ResponderExcluir
  6. QUE MARAAAA. EU JÁ HAVIA FEITO ESSE PRATO, ISSO DEPOIS QUE VC ANDOU POSTANDO, LEMBRA?????
    MAS COMO FICOU NOS DEVENDO A RECEITA, FIZ DO EU JEITO.
    E NÃO COLOQUEI ALUMÍNIO, E NEM ALECRIM.
    A PRÓXIMA VOU FAZER DESSE JEITO AÍ.
    AMO ERVAS AMIGO. DÁ UM GOSTO MELHOR NOS PRATOS.
    BJO
    IARA.

    ResponderExcluir
  7. QUE MARAAAA. EU JÁ HAVIA FEITO ESSE PRATO, ISSO DEPOIS QUE VC ANDOU POSTANDO, LEMBRA?????
    MAS COMO FICOU NOS DEVENDO A RECEITA, FIZ DO EU JEITO.
    E NÃO COLOQUEI ALUMÍNIO, E NEM ALECRIM.
    A PRÓXIMA VOU FAZER DESSE JEITO AÍ.
    AMO ERVAS AMIGO. DÁ UM GOSTO MELHOR NOS PRATOS.
    BJO
    IARA.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a ideia... Farei qualquer dia desses.
    Obrigada pela visita ao meu blog.

    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir