sexta-feira, 3 de julho de 2015

Mastigar bem!!!


Todo mundo que está enfrentando o desafio de dominar a balança, de aprender a se alimentar, de se reeducar e tudo que buscamos em relação a qualidade de vida, já ouviu falar da importância que tem de se comer calmamente e de mastigar o máximo possível, não é?
Bem, hoje venho fazer um breve relato sobre a minha experiência. Criei uma teoria e tenho usado para meio que brecar a mania que temos de engolir os alimentos ao invés de sentir o sabor deles, de se alimentar calmamente como nos é recomendado. 
Se é para comer com mais calma, mastigar mais lentamente porque não diminuir a quantidade de comida levada a boca? 
Então adotei o método oriental. Sim, eu como com hashi. No começo deu um trabalhinho, mas hoje em dia eu já pego um grão de arroz somente e no meu prato não sobra nada. 
O melhor do hashi é você montar o conteúdo com vai levar a boca e realmente sentir os sabores sejam isolados ou com combinações diferentes. O que percebo também é que ajuda e muito na saciedade.
Se gostaram da dica tem vários vídeos que ensinam a usar o hashi na internet. Eu aprendi na prática mesmo e fui melhorando com o tempo e hoje em dia levo numa boa e gosto muito.

9 comentários:

  1. Vc come tudo assim? Não creio! Rs não sou mt fã da culinária japonesa, então n sei usar. Mas é mt legal o que tem feito e o que tem conquistado com isso. :)

    ResponderExcluir
  2. No way!!! a paciência esgotaria e comeria com as 'mãos' mesmo....hahhaha. Uma dica legal que uma nutri orientou foi sempre comer com outras pessoas, evitar comer sozinha ou em frente algum aparelho de tv, ou rádio, computador. Comendo com outras pessoas, vc demora a comer pq pode acabar conversando, isso
    gera algumas pausas entre uma e outra garfada, ou se vc bancar o tímido, não curte conversar no horário de almoço, pelo menos vai sentir aquela vergoinha de comer igual esganado, fazendo uma social e comendo no mínimo em 20 minutos.

    Ando praticando essa ideia.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Nunca pensei nisso! Hahaha até tenho uma pratica boa com o hashi, mas nunca usei pra comer outros alimentos não! Quem sabe eu consigo?! Vou tentar! Tenho que providenciar um par.
    Esse é um defeito que eu tenho mesmo, muitas vezes eu como muito rápido... tem que ter mais calma e apreciar os alimentos.

    Obrigada pela dica!
    Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Sabe aquele momento: Como não pensei nisso antes?

    Pois é guri, você salvou o dia.. mês... ano...
    Os asiáticos costumam utilizar o hashi e vejo como os alimentos são levem e como não há "pressa" na hora de comer.
    Quando eu era criança, pegava dois palitos de churrasco e fingia que eram hashi pra comer miojo kkkkkk não acredito que estou contando isso kkkk
    Pois bem, continue assim que eu acredito nesse método de alimentação.
    Mesmo precisando, não consigo manter MUITO a comida na minha boca a ponto de virar uma papa e depois engolir (eu fico enjoada)... mas vamos tentando.

    Grande beijo!

    jessicanalutaparaemagrecer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Jesus...
    Uma ótima ideia,porem acho que das duas uma: eu ia ficar nervosa e não ia querer mais..ou eu ia comer com as mãos igual a Milena..Mas se vc consegue..Vá em frente!
    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela disciplina. Brigadão pela visita ao meu blog. Sinto falta da interação de algumas pessoas. Em relação à postagem, confesso que não mastigo direito os alimentos. Sei das dificuldades ocasionadas pra digestão, mas ainda não consigo comer calmamente. Vou me esforçar e compartilharei a experiência. Mas "hashi" num rola. Até pra comer o sushi, eu me atrapalho. Hehe Vou tentar contar as mastigadas. Abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  8. Baaah que show!!!

    Eu gosto de hashi, mas pra comer sushi hahahahaha
    Sei lá, eu acho que não teria muita paciência para comer diariamente com eles. Porém, estou conseguindo sim comer mais devagar e pausadamente. Esses dias mesmo eu notei isso em mim e fiquei tri feliz :)

    Parabéns pela paciência!

    Beijos
    Poli

    ResponderExcluir
  9. Rsssss, adorei a idéia, amigo ... Beijo, obrigada pela presença.

    ResponderExcluir