segunda-feira, 9 de novembro de 2015

A corrida do ser andante!

Pessoal não tirei fotos, mas tentei transcrever na história a seguir o que se passou nesta minha pequena experiência. Fiz também um vídeo, com antes e depois da corrida, confesso que fiquei com vergonha de gravar enquanto corria, quem sabe na próxima eu supere isso e faça um vídeo maior com toda a história, gravei também trechos com a cãopanheira, que foi com quem compartilhei esta minha pequena vitória. Espero que gostem, pois eu gostei e muito desta experiência.

A dia da corrida


São 4:15 da manhã. É o dia da corrida. Levantei tomei um café reforçado, fiquei pensando um pouco na vida e imaginando como seria este tal evento, com isso o tempo passou e já estava na hora de tomar banho e sair. Tudo calculado, visto e revisto no dia anterior. Saio 5:30 e pego o ônibus das 6:00 que vai me deixar perto do Parque Ecológico. Antes coloco as coisas dentro da mochila, frutas, água, uma toalha, uma blusa, vai que está frio na volta, e também a camiseta que ganhei para "não"usar na corrida. Camiseta G, para quem compra roupa em lojas especiais, um tempo atrás isto seria um ótimo motivo para não ir, para desistir, para me esconder. Conferi com uma amiga que já é experiente nesses eventos e ela confirmou que não era obrigatório, mas levei a camiseta, mesmo não usando.
Até ai tudo correndo bem. Pego um ônibus e desço dois pontos depois do terminal perto de casa, para esperar o segundo ônibus que me deixaria próximo do parque. Ansiedade, nada do ônibus aparecer, planejei pegar o ônibus das 6:00 olho para o relógio e ainda é 5:47, está dentro do planejado. O ônibus aparece as 6:05 com tempo de sobra para chegar ao evento.
No ônibus duas pessoas com as camisetas da corrida. No dia anterior eu tinha visto como chegar no ponto indicado na inscrição, mas o pessoal desceu um ponto antes e eu já pensando desço ou não desço. Não desci, fui para o ponto que estava no site, e advinha? Não tinha ninguém. Ai usei o positivismo, pelo menos já vou me aquecendo para a largada. Olho o relógio e são 6:40, tenho tempo, daqui a pouco acho uma camisa azul e é só seguir. Dito e feito, achei um grupo, fiquei tranquilo e "bora" seguir o pessoal. Daqui a pouco aparece um mar de camisas azuis, estou próximo do evento, rola aquela empolgação das pessoas e eu solitário fico na minha, sempre seguindo.
Eu me posiciono próximo da largada, faço um aquecimento de leve e espero o sinal. O pessoal começa a se movimentar e vamos lá! Passei pela largada correndo e bora que vou correr esses 5k, só que não, depois de um tempo correndo vi que a brincadeira é séria, algumas pessoas já começam a caminhar, eu ainda concentrado nos meus passos. Entramos em uma trilha em meio as árvores, parecia um túnel, mata fechada dos dois lados. Nesta altura já estou caminhando, não conseguia controlar a respiração, naquela altura eu pensava que tinha percorrido pelo menos 1k. Esto foi o meu lado otimista pensando, depois de uns 5 minutos de caminhada chega a placa de 1k. Dei uma risada interna, pensando que o meu super treino correndo na sala seria o suficiente. Mas não me deixei desanimar, a confiança que me fez acreditar que conseguiria correr os 5k me serviu de motivação e o não conseguir correr nem 1k serviu para ver que tenho muito para melhorar e o melhor é ver que posso melhorar e muito.

Acelerei meu passo, dei uns trotes e fui evoluindo. A segunda placa demorou para chegar, mas a terceira e a quarta nem tanto, lógico que isso no tempo relativo da nossa mente. Terminei a prova em 53 minutos. Inteiro e feliz ao ultrapassar a linha de chegada.
Vi mães levando seus filhos, famílias inteiras correndo juntas, senhores e senhoras experientes e com muito gás, namorados incentivando um ao outro. Vi também quati e capivara, estava ali conectado com a natureza em busca de uma melhora na qualidade de vida.
No final peguei a minha medalha, mas o prêmio já estava em minhas mãos, sim todas as barreiras que tive que ultrapassar para chegar ali, todos os pensamentos que me inferiorizava para não estar ali, o senso de ridículo maximizado demais por ouvir quem não tem nada haver com a minha vida muito menos com as minhas escolhas, estava satisfeito com mais um primeiro passo, com mais uma etapa vencida, com mais uma coisa feita pela primeira vez em nome da saúde. Superei alguns traumas estabelecidos por ouvir demais, seja outras pessoas ou meus próprios pensamentos destrutivos.
Sei que tenho que treinar muito, pois agora o desafio é correr pelo menos 1k sem parar, depois 2k, depois 3k e assim por diante. Aos poucos chego lá no 5k, no 10k, na São Silvestre!!!!!

12 comentários:

  1. Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, atílio. Acredite, eu estava tão ansiosa em ler ou ver seu post. E olha, fiquei tão feliz que meteu a cara e participou. Uma coisa te falo, PARABENS!!!!! Outra coisa, sobre sua avaliação que seus treinos não foram suficientes. Essas provas são para nos testar mesmo. Eu quando participo de algum pedal longeeee. Ou competição. Vejo que sou fraca. Que preciso me dedicar muito mais.
    Que esta corrida seja a primeira de muitas para ti. Estarei sempre torcendo daqui do outro lado para vc.
    E treine mais.
    A minha corrida é dia 13 de dezembro. Mas acho que não vou participar. O pé ainda não esta sarado. Isso me deixa triste.
    E essa Lana, que querida!!!!!!!
    Gostei da sua cronica. O leitor vivencia ao ler.
    (gordinhaontem) - Iara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lista é grande de pessoas que me inspiraram a fazer isso. E você está nela com certeza. Obrigado pela força parceria.
      Se não der para ir nessa terá a próxima, realmente o que importa agora é seu pé está bem, precisamos muito deles para os desafios que estamos descobrindo e enfrentando.

      Excluir
  2. a sensação de se superar é fantástica!!!! são passos de forminiguinha, mas devagar vc chega lá! também estou nessa de correr, quero conseguir correr 5km tbm....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso mesmo, passo de formiguinha, mas já enxergando um enorme formigueiro.

      Excluir
  3. Atílio que emoção pena que dessa vez não pude ir mas terão outras chances com certeza, hummmm são silvestre em dezembro sera?
    Parabéns vizinho posso imaginar sua emoção no recebimento da medalha, estou muito orgulhosa de você!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Jenni, São Silvestre é um projeto futuro, bem futuro, mas é sempre bom sonhar grande.
      Valeu vizinha, realmente a emoção foi grande, contida e particular, mas com a certeza de estou dando mais um passo.

      Excluir
  4. Que aventura!
    Deve ser emocionante estar no meio da gelera.
    Parabéns pelo feito.
    Já pensou, São Silvestre?! Aí tem que treinar muito mesmo.
    Uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma grande emoção mesmo, ainda mais sem grilo de estar fora dos padrões, mas estava dentro das minhas necessidades de mudar, e isto me vez encarar de frente o desafio. Vou treinar e quem sabe daqui uns anos estarei correndo atrás dos quenianos, bem atrás.

      Excluir
  5. Oi Tiago, me emocionei com seu post amigo. Vc detalhando suas lutas e sua imensa vontade de vencer! Força na caminhada, mas saiba que vc já é um vencedor. Deus abençoe sua jornada!

    ResponderExcluir
  6. Estava esperando este post, já que a cagona aqui não foi #fail ¬¬
    Me imaginei lá com vc nos primeiros Km's...eu caminhando, respirando igual cachorrinho...kkkkkk
    Parabéns, vc me inspira com sua força! Quem sabe eu me prepare pra um dia participar.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos inspiração um dos outros. Vamos dando um passo de cada vez, vamos dando um passo a cada dia. Obrigado pela companhia virtual nesta luta real.

      Excluir