segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

PANC's "plantas alimentícias não convencionais"

Nessas minhas caminhadas uma das coisas que não abri mão foi a alimentação. Buscar uma alimentação saudável, uma vida mais simples, cultivar a maior quantidade possível do alimento ingerido, isto ainda é um sonho a ser alcançado.
Livro sobre PANC's
Na viagem que fiz para Rio Pomba - MG, este desejo ficou mais forte, para não falar intensamente necessário em minha vida. Foi lá também que fortaleceu a vontade de além de plantar, saber o que fazer com o alimento plantado. Pois o tempo que passei lá encarei e aprendi a lidar com fogão de lenha, uma aventura a parte.
As panc's tem sido uma pesquisa que tenho feito há um tempo e no último ano ganhou força. Lá em Rio Pomba, com o Marrecoe o pessoal de lá, conheci o livro que traz uma gama enorme de plantas que temos no quintal ou povoam as praças e terrenos baldios que passamos e é comida, é rica em nutrientes, é mais saúde em nossos pratos, é uma opção não industrializada para quem busca menos indústria e mais vida no seu dia-a-dia.
Com isso encontrei pessoas no instagram como a Neide Rigo, @neiderigo, o pessoal do Mato no Prato, @matonoprato, a Bruna Oliveira, @bthomazoliveira e muitas outras pessoas que pesquisam, divulgam e cozinham as panc's.
Estou no começo da minha caminhada com as panc's, mas já tenho bastante plantas que eram apenas mato e agora vai para o prato. Tenho experimentado receitas, aprendi algumas com o pessoal do IPEMA em Ubatuba. Vou usar este espaço para mostrar meus experimentos e quem quiser ver algumas fotos do que já aprontei é só chegar no instagram @simplessalles, que posto lá minhas aventuras neste novo mundo e outras coisas mais.
Com o tempo vou postando aqui as plantas que tenho no quintal e no que elas viram depois que a alquimia da cozinha acontece.
Espero que gostem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário